terça-feira, setembro 14, 2010

Especial - Group B

Não tive oportunidade de ver na época estas corridas, mas ainda bem que a tecnologia nos proporciona a chance de rever esta categoria linda!

Periodicamente estaremos criando um especial para carros do Group B
Començando por este carro que em especial fez história, abaixo um pequeno resumo do mesmo:


Audi Quattro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Quattro foi um modelo de tração integral produzido pela audi visando a participação em rallys. E considerado o melhor carro de rallys da história automobilística. Foi um carro um pouco polêmico por ter tração integral, porque na época carros com tração 4x4 eram sinônimo de problemas. Mas o Quattro mudou esse conceito, fazendo uma tração integral que não dava problemas técnicos frequentes. Começou fazendo sucesso nos ralis, principalmente nas mãos de Stig Blomqvist. O primeiro título do Quattro foi no rali da Costa do Marfim, em 1984, com um temido motor de 420 cavalos de potência, que logo seria equipado com um poderoso turbocompressor, atingindo a impressionante potência de 509 cavalos. Para se qualificar para a categoria do Grupo B, apenas 220 unidades foram fabricadas, com pouquíssimas delas destinadas para o uso nas ruas, e todo o resto foi para o rali. Mas em 1986, os concorrentes começaram a produzir carros mais potentes para derrubar o Quattro nos ralis. Modelos como Peugeot 205 T16, MG 6R4, Ford RS200 e Lancia Delta Integrale, começaram a substituir o Quattro. Porém, todos os carros do grupo B foram banidos do rali após acidentes horríveis em 1987. Foi ali, então que o Quattro saiu de linha. Um final triste para o carro que nós deveríamos agradecer por hoje existirem carros com tração integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário