terça-feira, setembro 21, 2010

Curiosidade - Ouro? Por que

Estava vendo um programa na tv a cabo e nele haviam os melhores carros do mundo, em primeiro lugar estava o Mclaren F1, até ai tudo bem, carro potente, bonito, com linhas perfeitas. Mas algo me chamou atenção, o cofre do motor, ou melhor a tampa, era totalmente "banhada" a ouro.
Perguntei-me por que e acabei fazendo esta rápida pesquisa a qual posto a vocês com algumas fotos por méritos de curiosidade!


" Motor e cofre"
Gordon Murray projetista do motor queria que o mesmo tivesse 600mm de comprimento (com todos os equipamentos montados), não fosse turbinado, ou seja aspirado, pesasse até 240 kg e que produzisse mais de 550cv.
Foram convidadas duas empresas para fabricar o motor: a Honda e a BMW. A Honda alegou que não tinha interesse no projeto; já a BMW, além de aceitar o desafio, superou as expectativas de Murray: ao invés dos 550 hp pedidos, o motor tinha 627 hp.

O cofre do motor e parte do sistema de escapamento recebeu o revestido de ouro puro 24 quilates. A aplicação do ouro, nesse caso, não se deve a uma extravagância: esse material é um ótimo isolante térmico e esfria com facilidade, algo necessário quando o motor é uma verdadeira usina de força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário