segunda-feira, setembro 27, 2010

Especial - Group B


Lancia 037 e Delta S4 Derivado do Beta Monte Carlo de rua, um esportivo de motor central, o Monte Carlo 037 foi o primeiro carro feito para o Grupo B, ainda em 1983. Tinha motor de 16 válvulas, compressor tipo Roots, tração traseira (ainda não se confiava plenamente na integral usada pela Audi), chassi monobloco de aço e carroceria de plástico com fibra-de-vidro. A versão inicial tinha 2,0 litros e 305 cv a 8.000 rpm, depois elevados a 2,2 litros e 325 cv na temporada de 1984. Houve também um 2,0 de 350 cv.


O 037 da Lancia foi o primeiro competidor do Grupo B, em 1983. O motor central
com compressor Roots passou de 305 a 350 cv nos anos seguintes

Os pilotos Walter Röhrl e Markku Alen garantiram o título de Construtores em 1983, mas o carro logo se desatualizou frente aos novos concorrentes. No final de 1985 estreava seu sucessor, o Delta S4. Desenvolvido em parceria com a italiana Abarth, o motor 1,8 desenvolvia 480 cv a 8.400 rpm. O carro, que muito pouco tinha em comum com o Delta de rua, foi o único do Grupo B -- talvez o único na história do automóvel -- a utilizar, em simultâneo, compressor mecânico e turbocompressor, cada um com seu resfriador a ar.

O compressor trazia mais força em baixa rotação e o turbo em alta, havendo boa progressividade na transição entre os sistemas, graças a uma válvula de desvio que liberava pressão para o turbo em médios regimes. 
 O chassi era tubular e a carroceria de Kevlar (fibra de aramida); a suspensão usava dois amortecedores para cada roda.


O S4 venceu a primeira prova de 1986 e liderava os Mundiais de Pilotos e de Construtores quando o acidente fatal de Henri Toivonen tirou o empenho da equipe, que perdeu o Mundial daquele ano para a Peugeot.


O Delta S4 somava turbo e compressor para chegar a 480 cv. Em um deles morreram Henri Toivonen e Sergio Cresto

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