quinta-feira, setembro 23, 2010

Design - Artes conceituais dos anos 50

Alguém já imaginou como se pensava no futuro nos anos 50?
Ai vão alguns carros conceitos da época, estranhos? exóticos? feios?
Abaixo alguns exemplos do design "futurista"...



O futurista Ford FX-Atmos, causou furor no salão do automóvel de 1954 "Chicago Auto Show", de acordo com o vice-presidente da Ford, o carro foi desenvolvido com o intuito de inserir a empresa no futuro dos carros. Acho que não deu muito certo....


Mercury Olympian 1958, nunca foi produzido, temos apenas esta foto da traseira que mostra ser um protótipo que usou a base do famoso Ford Edsel, que também não vingou!


Mercury D528 Prototype Sedan, na época foi uma inovação incrível, o carro utilizava fiberglass em toda sua carroceria fazendo com que seu peso fosse reduzido, utilizava também um sistema de abertura de vidros traseiros elétricos. O carro não foi para rua, mas foi utilizado posteriormente em alguns filmes. Admitimos que o design deste não é feio, e agrada aos olhos!


"Palm Beach by Pinifarina" Este foi um carro dos sonhos da American Motors/Nash, porem o carro não vingou por seu design "italiano" de mais, acabou por não sair do conceito!


Studebaker-Packard desenvolveu este monstrinho, apresentado também na feira de 56 em Chicago, com vários opcionais para demonstrar inovações tecnológicas, para aqueles que acham que os grandes não erram, o design era feito pela Ghia, o qual foi desenvolvido em 90 dias, o que vale a máxima, pressa é inimiga da perfeição, e por sinal este ficou longe, muito longe da perfeição!


1955 Die Valkyrie, idealizado por Brooks Stevens, o carro participou de inúmeros salões, tinha um estilo radical para a época, casou dúvidas sobre seu design entre vários especialistas, foram feitos 3 carros, dos quais um esta no museu de Brooks Stevens.




Agora um dos mais exóticos carros conceitos dos anos 50, com um fabuloso design o Cadillac Cyclone!
O carro nunca foi produzido, mas vale como marco do design de uma época, temos imagens abaixo do carro  com algumas modificações feitas durante o desenvolvimento e também um desenho inicial de como seria, alguém lembrou dos carros dos Jetsons? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário